Artistas


PAULINHO PEDRA AZUL

Nasceu na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, em [[Minas Gerais]. Além de músico, também é autor de 200 telas a óleo e acrílico e de 15 livros.[1]
Sua carreira artística teve início por volta dos 13 anos de idade, inicialmente com as artes plásticas. Enveredando pela música participou de um conjunto chamado “The Giants”, em que trabalhou com Rogério Braga, Mauro Mendes, Marivaldo Chaves, Salvador, Edmar Moreira e André, interpretando canções dos Beatles, The Fevers, Os Incríveis, Erasmo e Roberto Carlos, dentre outros. [carece de fontes?]
A partir do final dos anos 1960 participou de festivais regionais de música e de poesia, tendo realizado inúmeros shows em cidades do interior de Minas Gerais. Nos anos 70, mudou-se para São Paulo onde morou por dez anos, período no qual trabalhou com o cantor, humorista e ator Saulo Laranjeira, também oriundo de Pedra Azul. Retornou depois para Minas, se fixando em Belo Horizonte onde até hoje reside.
Durante o tempo em que viveu em São Paulo gravou seus três primeiros discos. O LP de estreia fez grande sucesso com a canção que lhe dá o título: "Jardim da Fantasia", popularmente conhecida como "Bem-te-vi".
Com um estilo que varia do romântico à MPB, fortemente influenciada pelo Clube da Esquina, e com algumas composições de chorinhos, Paulinho Pedra Azul tem 21 discos gravados, a maioria deles independentes, tendo vendido cerca de 500 mil exemplares de toda a sua obra. É também autor de 200 telas a óleo e acrílico e de 15 livros, dentre eles “Delírio Habanero - Pequeno Diário em Cuba”, escrito durante visita à ilha de Fidel Castro.
Apesar de não ser um constante frequentador da mídia de massa, Paulinho Pedra Azul consegue ser conhecido por um segmento específico que envolve principalmente universitários. Pesquisa feita pela AMAR (Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes), o destacou como o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais, perdendo apenas para Milton Nascimento.
A sua canção mais conhecida é "Jardim da Fantasia", que, segundo o próprio Paulinho, à apelidada de Bem-te-vi. A música teria sido feita para uma noiva falecida do compositor, mas ele nega isto
Acompanhe Paulinho Pedra Azul no FACEBOOK


 SAULO LARANJEIRAS

É apresentador do programa de televisivo Arrumação que divulga o trabalho de artistas de raiz (músicos, cantores, poetas e contadores de causos) entremeado com apresentação de causos e personagens humorísticos interpretados pelo próprio Saulo.
Dentre tais personagens estão o contador de causos Geraldinho, a Véia Messina, Zé da Silva Pereira, o boêmio Sabiá, Kelé Metaleiro, o sambista Juriti e o bicho grilo Zé Roberto.
Além destes, Saulo ainda interpreta o Deputado João Plenário do programa humorístico A Praça é Nossa exibido pelo canal televisivo SBT.
Dentre os principais parceiros ou companheiros de shows de Saulo Laranjeira estão Paulinho Pedra Azul, Elomar Figueira de Mello, Dércio Marques, Titane, Tadeu Franco, Túlio Mourão, Celso Adolfo, Pereira da Viola e Tavinho Moura.
Laborioso no resgate e preservação das tradições nordestinas, Saulo gravou trabalhos de grandes poetas, a exemplo de Camillo de Jesus Lima, com seu Viola Quebrada - sendo que o personagem João Macambira, deste poema, também integra o rol daqueles personificados pelo artista.
Em 2011, participou como narrador do espetáculo Auto da Catingueira do Grupo Giramundo.[1]
Laranjeira é pai do também ator Tuca Laranjeira.


 DANI MORAIS

Por volta dos 15 anos, começou a cantar, mas já tocava violão. Fez faculdade de Arte com ênfase em música e curso de técnica vocal popular por dois anos. Canta na noite, em eventos e festas particulares. Tem um projeto chamado 4 cantos, na cidade de Montes Claros e participou de um outro projeto em que foi escolhida com outro cantor para gravar um CD. Gosta de pop, rock, MPB, soul, reggae e samba









 COMPANHIA DE TEATRO ARTVALE



A Companhia de Teatro Artvale é uma instituição de cunho cultural, sem fins lucrativos, com objetivo de divulgar, incentivar, promover e fomentar as manifestações artísticas e culturais do município de Pedra Azul e região.
Sua fundação remota no dia 28 de Maio de 2008, na cidade de Pedra Azul. Seus fundadores, na época adolescentes, tinham por intuito criar uma entidade que atuasse além dos palcos, mas que promovesse Inclusão Social, além de incentivar o protagonismo juvenil e a participação de crianças e Adolescentes através da arte. Baseado neste princípio, a trupe vem desenvolvendo ações de resgate e promoção a cultura popular local. 
            Atualmente a Companhia desenvolve espetáculos e oficinas circenses. Voltado para o âmbito teatral, são trabalhados espetáculos, em sua maioria, voltados para problemas locais: Valorização da região, Violação de Direitos Humanos, AIDS/Drogas, etc.... 

Site da Artvale


HENDRICK SOUZA


Hendrick Souza é filho da cidade de Pedra Azul-MG, que se localiza no vale do Jequitinhonha-MG. Sua paixão pela música se deu início aos 13 anos, onde aprendeu os seus primeiros acordes. Aos 15 anos começou a se apresentar em eventos culturais no vale do Jequitinhonha, chegando aos 16 anos, com pouco tempo de carreira a grande conquista, o 2º lugar no festival da canção “Vale Cantar”, que aconteceu na cidade de Minas Novas-MG, com uma canção composta pelo artista em parceria com William Nascimento e Moisés. O artista traz em seu repertório, além de músicas de autoria de grandes artistas como Djavan, Vander Lee, dentre outros de grande reconhecimento musical e músicas de sua própria autoria.
Acompanhe Hendrick Souza no Facebook 


 BANDA MIMAR VOCÊ

A Banda Mimar Você começou a sua história em novembro de 2008. Uma ideia do vocalista Jall que queria  montar um projeto para o carnaval do ano seguinte. Jall que já tinha passado por outras bandas e já vinha de longas experiências como músico, juntamente com o apoio dos amigos, conseguiu reunir os melhores músicos da cidade e colocar o seu sonho em prática, lutado a cada dia para a realização desse projeto.
No ano de 2009, a banda gravou o seu primeiro CD, recheado de novidades e com muitas músicas próprias, dentre elas a música que já está estourada e já é sucesso na boca da galera, que inclusive é tema do CD e do nosso fã clube: DENGUINHO.
Foi assim que nasceu a Banda Mimar Você, a revelação do axé, que arrasta a galera por onde passa, com muita energia, humildade e carisma, conquistando e lutando sempre pelo seu espaço..


ELIZIANY BRITO

Eliziany Brito de Oliveira(Eliziany Brito) naceu no dia 12 de setembro de 1996 Filha de André Luiz Bonfim de Oliveira e Evilânia Brito,(Laninha) como todos a conhece vem sempre apoiando o gosto pela música que a filha sempre mostrou enteresse o MPB.
Eliziany Brito se lança proficionalmente em 2010 e desde então vive a cantar e encantar cidades,pessoas e lugares onde trasmite alegria,amor e humildade através das suas canções.
FRASE
A tua música indica o que você é....
Interesses da banda
Trasmitir alegrias pras pessoas através da música.
Acompanhe ELIZIANY BRITO no Facebook


MINISTÉRIO INTIMOS DE DEUS
 Iniciado em meados do ano de 2007 pelos irmãos Farley Cardoso e Fabricio Cardoso, movidos pela vontade de pregar um evangelho que fosse além das paredes do templo, por este Ministério passou e ainda passa muitos adoradores que tem o desejo de pregar o evangelho a toda criatura no local e horário em que forem chamados, nosso primeiro CD previsto para ser lançado na primeira metade de 2013, traz canções alegres que tem o objetivo de nos ajudar nesta missão, temos conceito musical cujo formato é de estilo pop rock e slow ballad, tendo como inspiração artistas como: André Valadão, Kleber Lucas, Fernandinho, Thalles Roberto, Jó 42 entre outros renomados artistas do meio gospel nacional, após 5 anos de muitas lutas e muitas vitorias temos a certeza de que DEUS é conosco, nos guardando e proporcionando alegrias que superam em muito do projeto inicial. No inicio um sonho, hoje, a vontade de DEUS através de nós.
Acompanhe o Íntimos de Deus no FACEBOOK


MURILO ANTUNES

Murilo Antunes Fernandes de Oliveira nasceu em em Pedra Azul, nordeste de Minas Gerais, no dia 25 de junho de 1950. Seu pai, Joel Fernandes de Oliveira, foi tropeiro na juventude e depois trabalhou no Banco do Brasil. Sua mãe, Ester Heloisa Antunes de Oliveira, era dona de casa. Após a infância entre Pedra Azul e Montes Claros, aos 15 anos, Murilo mudou-se com os pais e quatro irmãos para Belo Horizonte. Quase foi jogador de futebol profissional, trabalhou na produção de cinema e foi bancário. Em 1968, largou o banco para dedicar-se às letras e compôs sua primeira música, “Super Herói”. Aproximou-se e passou a escrever letras para a turma do Clube da Esquina graças às reuniões na garagem de Flávio Venturini - o maior parceiro de Murilo. Em 1972, presenciou a primeira audição do disco “Clube da Esquina”, na casa dos Borges. Em 1978, com sua composição “Nascente”, Murilo marcou presença no disco “Clube da Esquina 2”. Em 1979, lançou seu primeiro livro de poemas, “O Gavião e a Serpente”. De 1982 a 1988, foi sócio de uma agência de propaganda onde fazia capas de discos, cartazes e promovia shows de diversos artistas. Na década de 90 lançou o livro “Musamúsica”.

3 comentários:

  1. Com tanto artista na cidade, tenho orgulho de ser pedrazulense. Percebe-se que o povo do município é "raçudo" (expressão que costumo usar para designar a qualidade de correr atrás de algo).

    ResponderExcluir
  2. A essência dos filhos da terra, flora pelos quatro cantos do país, levando a cada um de nós a beleza da cultura, atráves das artes; pinturas, poesias, humor e principalmente com belas canções.

    ResponderExcluir
  3. Pedra Azul, ainda tenho a ser divulgada tanto filhos ilustres pode ser mais mostrada... Uma cidade linda e aconchegante como colo de mãe.
    Ouvi sobre nas falas do Dr. José - antropólogo religioso que falou de sua vida na cidade onde ainda mora sua mãe.
    Um grande abraço a todos de Pedra Azul

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...