sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A cidade que a "história" não mostrou: Recontando Pedra Azul

Projeto desenvolvido por jovens em Pedra Azul resgata a história, elementos e personagens dos bairros periféricos. Uma das histórias contadas é a  do vendedor ambulante Damião, morador do bairro Planalto, que sustenta a família com a venda de salgados.


Andar pelo bairro Planalto é antes de tudo se encantar por sua gente e conhecer a história de um povo que transformou aquelas terras numa oportunidade de melhoria de vida.  No meio de tantas figuras que constroem o dia-a-dia da comunidade está Damião Barbosa, 57 anos, vendedor ambulante de salgados. “Seu Damião do Salgado”, como é conhecido, foi um dos primeiro moradores da localidade. Construiu sua casa em meados da década de 90, quando ganhou um terreno doado pela Prefeitura e com o decorrer dos anos, viu o bairro crescer e o progresso chegar lentamente.
Pai de seis filhos, seu Damião já foi padeiro, cozinheiro e profissional da construção civil. Quando ficou desempregado, enxergou na venda de salgados a oportunidade de sustentar sua família. Com ajuda de sua esposa D. Maria Aparecida, o vendedor faz diariamente 100 salgados. Todo trabalho é feito no fogão a lenha. Em seguida, é hora de percorrer os bairros Planalto e Conceição, vendendo seu produto e distribuindo alegria até chegar à porta do Instituto Técnico Educacional Polivalente (ITEP), onde encerra sua jornada às 21h00min.
Mesmo com toda dificuldade, Seu Damião não perde a esperança de dias melhores em sua vida e de toda a comunidade.  Sinônimo coragem e alegria, o vendedor prova a cada passo que força e a simpatia são marcas registradas daquele lugar.

 “Para ganhar o pão de cada dia, você sofre. É preciso ter coragem! Mas a gente se apega em Deus e não desanima (...) Morando aqui [no Planalto] estou no céu.” Afirma Damião

Conheça as atividades do Projeto "Juventudes em Foco", que estão lançando um novo olhar sobre Pedra Azul: BLOG "JUVENTUDES EM FOCO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...