domingo, 14 de julho de 2013

Comunidades rurais de Pedra Azul recebem Arca das Letras



Comunidades rurais de Pedra Azul recebem Arca das Letras

Foto: Tamires Kopp/MDA

O município mineiro de Pedra Azul, localizado a 720 km da capital Belo Horizonte, vai receber nesta sexta-feira (5), oito bibliotecas rurais do programa Arca das Letras. A ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a prefeitura municipal, tem o objetivo de levar o conhecimento ao campo, por meio do incentivo à leitura.
A coordenadora nacional do programa, Dione Ferreira, ressalta a importância do Arca das Letras para o desenvolvimento no meio rural. “Com a entrega das bibliotecas, mais pessoas vão ter o acesso ao livro, ao conhecimento. Com isso, o campo terá um aumento de leitores, melhorando, significativamente, os índices educacionais do campo”.
Cada biblioteca conta com um acervo variado de aproximadamente 200 livros que vão desde os títulos de pesquisa para os trabalhos escolares a gibis, que levam diversão para todas as idades. Além da entrega, vão ser capacitados 16 agentes de leitura.
“O programa possui uma dinâmica participativa de implantação das bibliotecas, mediante de consultas comunitárias. Durante as reuniões são escolhidos os agentes de leitura, que passam por capacitação para auxiliarem no processo de empréstimo, devolução e cuidado com o acervo”, explica. Em todo o estado, 1.598 pessoas voluntárias foram treinadas para incentivar o hábito da leitura nas comunidades rurais.
As comunidades rurais que desejam ter uma biblioteca do programa podem entrar em contato com a coordenação nacional pelo telefone (61) 2020-0201 ou pelo e-mail arcadasletras@mda.gov.br. Depois desse primeiro contato, é encaminhado um formulário de consulta sobre o perfil cultural da comunidade, que seguirá para análise e inclusão no programa. O Arca das Letras é operado por meio de parcerias, da doação de livros e do voluntariado.
Arca das Letras
Desde a criação do programa, em 2003, foram implantadas em Minas Gerais 883 bibliotecas rurais. Mais de 180 mil livros têm levado novas histórias e expandido o conhecimento de aproximadamente 82 mil famílias.
Serviço
Entrega Arca das Letras em Pedra Azul (MG)
Horário: 13h.
Local: Rua Professor Vicente Ferreira, nº 40 - Centro 

Portal MDA

Um comentário:

  1. Parabéns por iniciar um projeto que levará descoberta da magia que existe nos livros e que se fomentada, trará mais qualidade às nossas crianças. Carentes de Cultura. Armando Brandão

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...