terça-feira, 27 de novembro de 2012

Lançamento do filme: "Murilo Antunes: Como Se a Vida Fosse Música"



O compositor mineiro Murilo Antunes lança filme que conta sua trajetória como letrista e poeta.  A produção reúne convidados como Márcio Borges, Ronaldo Bastos e Fernando Brant, que relembram suas histórias em bate-papos descontraídos e emocionantes, além de músicas interpretadas por grandes nomes da MPB

Uma obra que reúne música, imagem, poesia e lembranças. Assim é o longa “Murilo Antunes: Como se a vida fosse música”. A história de um dos maiores letristas da música brasileira ganha forma por meio dos relatos emocionados de quem conviveu e ainda convive com o multiartista Murilo Antunes. Os depoimentos se juntam, como em uma “colcha de retalhos”, em um filme que promete emocionar os apreciadores da música popular brasileira. O longa-metragem será lançado para convidados, na capital, no próximo dia 27, dentro da programação da Latino 2012. II Mostra de Cinema Espanhol e Latino Americano de Belo Horizonte, no Usiminas Belas Artes.  No dia 29, haverá uma sessão especial aberta ao público.
Nascido em Pedra Azul, interior de Minas, Murilo tem em seu currículo mais de 250 canções gravadas por grandes nomes da MPB, além de inúmeras inéditas. Suas letras também fizeram sucesso no lendário “Clube da Esquina” ao lado de nomes como Márcio Borges, Ronaldo Bastos e Fernando Brant. A ideia original era registrar seus 60 anos, completados em 2010. Desde então, iniciou-se o processo de produção, que foi finalizado neste ano e do qual Murilo esteve presente em todas as fases, conforme conta: “Meu envolvimento foi total. Além da concepção e direção artística, escolhi o diretor Fernando Batista, fiz o repertório, o pré-roteiro e escolhi os intérpretes com a ajuda dos diretores musicais, João Antunes (meu filho) e Flávio Henrique, além, é claro, de convidar meus parceiros que foram absolutamente generosos nesta empreitada”. A direção geral é de Fernando Batista.

O Filme

Narrativas, depoimentos e muita música boa apresentam um Murilo que se mescla entre poeta e letrista. O poeta está presente na forma de ver o mundo, nas conversas de botequim, nos bate-papos com os parceiros, nos poemas em off e nos declamados ao longo do filme.  O letrista, além das canções interpretadas, também se mostra por meio de diálogos e opiniões, em momentos bastante íntimos. “Além da vontade de registrar minhas canções, queria mostrar um pouco a história da minha vida, de onde venho, com quem trabalho. São poucas as obras que mostram esse universo da música e a vida de um poeta-letrista. Se não me engano, só existe o filme “O Homem Que Engarrafava Nuvens”, que retrata a vida de Humberto Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga, e o extraordinário documentário sobre Vinícius de Moraes. De letrista vivo, é talvez o único que teve também o autor participando da idealização, da execução e co-falas inéditas”, explica Murilo.
Murilo tem em seu currículo mais de 250 canções gravadas por grandes nomes da MPB, dentre eles, Milton Nascimento, Maria Rita, Leila Pinheiro, Djavan e Jane Duboc. Seu repertório conta, ainda, com inúmeras letras inéditas. O filme mostra narrativas, depoimentos e músicas, que marcaram sua carreira e ganharam novas versões, intérpretes e arranjos. “O filme tem uma função de retratar a obra do Murilo Antunes de forma executada e em cima das músicas/poesias. Ele foi feito com muito envolvimento e esperamos, nesse caso, que ele seja bem aceito como as músicas/poesias foram”, declara Fernando Batista.
No repertório, canções como “Besame”, interpretada por João Bosco; “Viver, Viver”, nas vozes de Milton Nascimento e Lô Borges; e “Ciranda”, na voz e piano de Flávio Venturini. Participam, ainda, Paulinho Pedra Azul, Vander Lee, Beto Guedes, Tavinho Moura, Toninho Horta, dentre outros. Os poetas do Clube da Esquina, Márcio Borges, Fernando Brant e Ronaldo Bastos aparecem em bons bate-papos com Murilo. “Na verdade, as pessoas que participam desta produção têm a maior importância na história. Nada seriam minhas letras se não tivesse o talento dos parceiros, músicos, cantores e poetas presentes no filme. O critério para a escolha foi profissional e amoroso. Escolhemos as pessoas que fazem parte da minha vida profissional e do universo da musica brasileira”, conta Murilo.

“Murilo Antunes: Como se a vida fosse música” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), com os patrocínios da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e Vitória CI. A produção é de Villa Cultura e Vitória CI. Realização Noir Filmes e Ministério da Cultura/ Governo Federal.

Durante a produção
Dentre as locações utilizadas para as gravações dos números musicais do filme foram gravados em diversos espaços da capital mineira como o Museu de Artes e Ofícios, Restaurante Esopo, bar Balaio de Gato e a cidade de Murilo, Pedra Azul, no vale do Jequitinhonha. Houve, também, a gravação de Milton Nascimento e Lô Borges, no Rio de Janeiro.

Sobre Murilo Antunes
Nasceu em Pedra Azul, vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, em 1950. Morou em Montes Claros e reside em Belo Horizonte, onde conheceu seus principais parceiros, especialmente os componentes do Clube da Esquina. Começou a compor aos 18 anos. É parceiro de compositores reconhecidos nacionalmente, dentre eles: Tavinho Moura, Flavio Venturini, Toninho Horta, Flavio Henrique, Beto Guedes, Lô Borges, Vander Lee, Nelson Ângelo, Sergio Santos, Wagner Tiso, Célio Balona, Nivaldo Ornelas, Claudio Nucci, André Mehmari, Túlio Mourão e muitos outros.
Como poeta, publicou dois livros com edições esgotadas: “O Gavião e a Serpente” (1979) e “Musamúsica”(1990), além de diversas publicações em revistas e jornais literários. Pelo seu trabalho de importância nacional é citado na Enciclopédia da Música Brasileira, de Ricardo Cravo Albin. Tem canções interpretadas por Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Nana Caymmi, Jane Duboc, Maria Rita, MPB-4, 14 Bis, Legião Urbana, Djavan, Mart’nália, Paulinho Pedra Azul, Michael Brecker, Pena Branca e Xavantinho, Teodoro e Sampaio entre muitos outros, além de gravações desses artistas.
No cinema, trabalhou na produção do longa “Cabaret Mineiro”,e fez parcerias com Tavinho Moura para o filme “Perdida”, ambos de Carlos Alberto Prates Correa. Trabalho como ator no longa “Idolatrada”, de Paulo Augusto Gomes, e nos curtas “Irmãos Piriá” , de Luis Alberto Sartori e“Solidão”, de Aluisio Sales Jr.

Canções do filme
Era Menino
(Tavinho Moura/Beto Guedes/Murilo Antunes)
Interpretação: Beto Guedes e Rodrigo Borges

Rosário de Mariá
(Tavinho Moura/Murilo Antunes)
Interpretação: Tavinho Moura

Tesouro da Juventude
(Tavinho Moura/Murilo Antunes)
Interpretação: Flavio Venturini e Tavinho Moura

Era Uma Vez Por Toda a Vida
(Flávio Henrique/Murilo Antunes)
Interpretação: Paulinho Pedra Azul, Flávio Henrique e Murilo Antunes

Pot-Pourri: Ciranda, Pierrot e Solidão
(Flavio Venturini/Murilo Antunes)
Interpretação: Flavio Venturini

Saudade Eu Canto Assim
(Tavinho Moura/Murilo Antunes)
Interpretação: Tavinho Moura

Viva Zapátria
(Sirlan/Murilo Antunes)
Interpretação: Sirlan e Pablo Castro

Nem Nada
(Beto Lopes/Murilo Antunes)
Interpretação: Vander Lee e Beto Lopes

O Trem Tá Feio
(Tavinho Moura/Murilo Antunes)
Interpretação: Mônica Salmaso

Quadros Modernos
(Toninho Horta/Murilo Antunes/Flávio Henrique)
Interpretação: Toninho Horta, Cobra Coral | Kadu Vianna, Pedro Morais, Mariana Nunes e Flávio Henrique

Findo Amor
(Tavinho Moura/Murilo Antunes)
Interpretação: Susana Travassos

Besame
(Flavio Venturini/Murilo Antunes)
Interpretação: João Bosco

Viver, Viver
(Lô Borges/Murilo Antunes/Márcio Borges)
Interpretação: Milton Nascimento e Lô Borges

Nascente
Flavio Venturini/Murilo Antunes
Interpretação: Paula Santoro e Flavio Venturini

Poemas

Emmanuel
Murilo Antunes

Performance Poético-musical

Vero
(Natan Marques / Murilo Antunes)
Interpretação: Mariana Nunes e Vítor Santana

Era um ramo de mato seco
Murilo Antunes

Ficha Técnica
Direção Geral: Fernando Batista
Direção Artística: Murilo Antunes
Direção Musical: Flávio Henrique e João Antunes
Coordenação de Produção: Paulo Vasconcelos (Vitória CI) e Lucas Guimaraens (Villa Cultura)
Produção: Ana Gusmão e Samira Vitral (Villa Cultura) / Roberto Quintão e Andrea Duarte (Noir Filmes)
Fotografia: Carlos Giovanni e Fernando Batista
Roteiro: Henrique Lisandro e Murilo Antunes

Serviço:
Letra, música e poesia
Lançamento do filme “Murilo Antunes: como se a vida fosse música”
Data: 27/11 (terça-feira) – Somente para convidados
Horário: 21h30min

Data: 29/11 (quinta-feira) – Sessão aberta ao público
Horário: 21h30min
Local: Usiminas Belas Artes
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1.581, Lourdes

Fonte: Beco Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...